Ed Sheeran venceu um processo na justiça de plágio do hit “Shape Of You”, sucesso em 2017, ano em que a música foi lançada. Depois de 11 dias de julgamento, o cantor teve a sua vitória na justiça e aproveitou a situação para criticar atitudes do tipo que acontecem na indústria musical.
★ SIGA O TEEN POP NO TWITTER, FACEBOOK E INSTAGRAM
Quem processou Ed foram duas pessoas da indústria musical: o cantor Sami Switch e o produtor Ross O’Donoghue. Os dois diziam que um verso de “Shape Of You” era igual ao de uma canção lançada em 2015, que se chama “Oh Why”.
Porém, por falta de provas, o juiz do processo favoreceu Ed. Em um trecho da decisão, diz que não foi possível identificar o suposto plágio. “Enquanto há similaridades entre o gancho de ‘Oh Why’ e aspectos de ‘Shape of You’, também há diferenças significativas”, disse as autoridades responsáveis pelo o caso.
Ed Sheeran desabafa sobre plágios na indústria musical
Depois de vencer o processo, o cantor britânico aproveitou a oportunidade para falar sobre os casos de plágio que aparecem na indústria. Para o cantor, essas acusações, que não possuem “lógica” ou “embasamento”, estão cada vez mais comuns.
LEIA TAMBÉM: Kevin O Chris faz show emocionante em Angola e fala da conquista na carreira
“Há apenas algumas notas e bem poucos acordes usados na música pop. Coincidências tendem a acontecer quando 60 mil músicas são lançadas todos os dias no Spotify e 22 milhões de músicas por ano. E só há 12 notas disponíveis”, disse o famoso.
“Embora estejamos obviamente felizes com o resultado, sinto que reclamações como essa são muito comuns agora e se tornou uma cultura em que uma reclamação é feita com a ideia de que um acordo será mais barato do que levá-los ao tribunal, mesmo que não haja base para a alegação”, disse o artista no Twitter.
Para falar do assunto diretamente com os fãs, Ed publicou um recado nas redes sociais. Você pode conferir tudo o que o cantor disse no vídeo abaixo: