SIGA O TEEN POP

Olá! Digite o que procura

Entretê

Conheça a origem da Festa Junina e suas curiosidades

Festa surgiu na Europa e é comemorada no Brasil no mês de junho.

Festa Junina
Conheça a origem da Festa Junina (Imagem: Reprodução/Internet)

A Festa Junina é uma festa tradicional muito querida pelos brasileiros quando chega o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, que realiza grandes eventos durante todo o mês como uma tradição já antiga. Saiba toda a sua origem e chegada no país.

A Festa Junina foi trazida ao Brasil por influência dos portugueses no século XVI. No começo, a festa tinha uma conotação apenas ao religioso. Além disso, era feita em homenagem a santos como Santo Antonio e São João.

+ Selena Gomez teria negado spin-off de Os Feiticeiros de Waverly Place; atriz da série faz revelação

Historiadores acreditam que a origem da Festa Junina vem da Europa, quando comunidades pagãs realizam festas na passagem do inverno para o verão. O fenômeno é chamado de solstício de inverno.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As festas eram realizadas para afastar os maus espíritos e as pragas que pudessem atingir as colheitas. Quando o cristianismo se tornou a principal religião do continente europeu, a celebração pagã foi adicionada ao calendário festivo voltado ao catolicismo.

+ Anitta explica cena polêmica no clipe de Funk Rave e conta segredos dos bastidores

A influência da igreja católica na Festa Junina

Quando a Festa Junina começou a ser comemorada pelo cristianismo, a igreja católica usava os festejos como uma forma de “facilitar a conversão dos diferentes povos pagãos”. Isso era feito através da aculturação de festividades. Assim, foram acrescentados elementos cristãos na comemoração.

Ainda, a Festa Junina também é conhecida pela comemoração de diferentes figuras do catolicismo, na mesma época da passagem do inverno para o verão. Destacam-se Santo Antonio (homenageado em 13 de junho), São João (24) e São Pedro (29).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

➥ Siga o Teen Pop no TwitterInstagram e Facebook

Embora seja uma festa originalmente pagã, elementos cristãos deram novos significados para as celebrações entre diferentes culturas dentro do Brasil. Desde então se tornou um forte símbolo no país.

Fonte: Brasil Escola.

A Origem da Festa Junina
A origem da Festa Junina (Imagem: Reprodução/Internet)

VOCE PODE GOSTAR

K-Pop

Veja qual são os hits que não saem da playlist do idol.

K-Pop

Idol passou a ter mais contato com os fãs nas redes sociais.

Copyright © 2021 - 2024 Teen Pop. Todos os direitos reservados. Fica proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste website sem autorização prévia, expressa e por escrito de seu proprietário.