A Festa Junina é uma festa tradicional muito querida pelos brasileiros quando chega o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, que realiza grandes eventos durante todo o mês como uma tradição já antiga. Saiba toda a sua origem e chegada no país.
A Festa Junina foi trazida ao Brasil por influência dos portugueses no século XVI. No começo, a festa tinha uma conotação apenas ao religioso. Além disso, era feita em homenagem a santos como Santo Antonio e São João.
+ Selena Gomez teria negado spin-off de Os Feiticeiros de Waverly Place; atriz da série faz revelação
Historiadores acreditam que a origem da Festa Junina vem da Europa, quando comunidades pagãs realizam festas na passagem do inverno para o verão. O fenômeno é chamado de solstício de inverno.
As festas eram realizadas para afastar os maus espíritos e as pragas que pudessem atingir as colheitas. Quando o cristianismo se tornou a principal religião do continente europeu, a celebração pagã foi adicionada ao calendário festivo voltado ao catolicismo.
+ Anitta explica cena polêmica no clipe de Funk Rave e conta segredos dos bastidores
A influência da igreja católica na Festa Junina
Quando a Festa Junina começou a ser comemorada pelo cristianismo, a igreja católica usava os festejos como uma forma de “facilitar a conversão dos diferentes povos pagãos”. Isso era feito através da aculturação de festividades. Assim, foram acrescentados elementos cristãos na comemoração.
Ainda, a Festa Junina também é conhecida pela comemoração de diferentes figuras do catolicismo, na mesma época da passagem do inverno para o verão. Destacam-se Santo Antonio (homenageado em 13 de junho), São João (24) e São Pedro (29).
➥ Siga o Teen Pop no Twitter, Instagram e Facebook
Embora seja uma festa originalmente pagã, elementos cristãos deram novos significados para as celebrações entre diferentes culturas dentro do Brasil. Desde então se tornou um forte símbolo no país.
Fonte: Brasil Escola.