A Warner Bros. Discovery, dona da Warner Bros. Pictures, se pronunciou depois que o filme live-action da Barbie foi banido do Vietnã. A produção está impedida de ser exibida nos cinemas do país por conta de uma cena em que mostra uma versão fictícia de um mapa-múndi.
Em um comunicado enviado à revista Variety, um porta-voz da Warner explicou que o desenho do mapa no filme não tinha a intenção de mandar nenhuma mensagem. Era apenas uma forma de mostrar a jornada da Barbie do mundo fictício para o real.
“O mapa em Barbie Land é um desenho infantil feita de giz de cera. Os rabiscos retratam a jornada fictícia da Barbie da Terra da Barbie para o ‘mundo real’. Não foi intenção passar nenhum tido de mensagem”, afirmou a empresa.
A polêmica do mapa no live-action de Barbie
Uma cena do live-action de Barbie mostra um mapa com a representação da Ásia com a controvérsia do “linha das noves raias”. Essa demarcação territorial foi imposta pelo governo chinês em meados do século XX. Com isso, o mar da China meridional, que inclui o Vietnã e outras regiões litorais próximas ao país, façam parte do governo chinês.
+ Anitta explica pela primeira vez como será sua personagem em ELITE
O Vietnã, por sua vez, contesta a demarcação como outros países (Malásia, Taiwan, Filipinas e Brunei também entendem que a China não possui nenhum domínio de seus territórios.
Em 2016, o Tribunal de Haia afirmou que não existem bases legais para que o governo chinês reivindique os territórios marcados por eles. Por fim, a China ainda não reconheceu essa decisão e acredita que tudo citado é deles. Que confusão, né?!
Enfim, não perca a estreia de Barbie, 20 de julho, nos cinemas. (VERIFIQUE A CLASSSIFICAÇÃO INDICATIVA).